Glossário de psicomotricidade
Intervenção psicomotora precoce em bebês: em caso de bebês de alto risco, é minimizar os efeitos negativos de uma história de alto risco, que normalmente caracteriza a evolução de crianças deficientes ou em riscos. Sua finalidade é reabilitar e recompensar os atrasos evolutivos das crianças, que demandam atenção especial quanto à sua evolução neuropsicomotora. Estimulação psicomotora precoce: minimizar respostas negativas, buscando uma melhor aquisição do seu desenvolvimento psicomotor geral. Idade gestacional: duração da gestação a partir do primeiro dia do último período menstrual normal.
Feto: produto da concepção na fase subsequente à do embrião.
Fetal: Estágio de desenvolvimento intra-uterino, do feto, que tem início após oito semanas de vida embrionária, quando já se podem ser observados braços, pernas, olhos, nariz e boca, e vai até o fim da gestação. O estágio anterior a este é conhecido como embrião. Após o parto, o feto passa então a ser considerado um recém-nascido.
Intra-uterino: dentro do útero Reabilitar: Restituir a uma pessoa seus direitos, capacidade, situação jurídica que havia perdido: reabilitar um comerciante falido.
P. ext. Fazer recobrar a estima, a consideração pública: sua nova maneira de proceder reabilitou-o. Alto-risco: Toda criança que, por um ou mais fatores de risco, encontra-se na situação potencial de apresentar atrasos no seu desenvolvimento global e, eventualmente, instalação de deficiência. Fibrose Císitica: Doença hereditária comum, que afeta todo o organismo, causando deficiências progressivas e, frequentemente, levando à morte prematura. O nome fibrose cística refere-se à característica cicatrizante (fibrose) e à formação morte prematura. O nome fibrose cística refere-se à característica cicatrizante (fibrose) e à formação de cistos no interior do pâncreas. O sintoma mais sério e resulta das infecções no pulmão crônicas que