Antropologia
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
RELATIVISMO CULTURAL E DIREITOS HUMANOS...............................................4
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão explanados conceitos e opiniões a respeito do Relativismo Cultural e sua relação com Os Direitos Humanos Universais.
RELATIVISMO CULTURAL E DIREITOS HUMANOS
Um dos papéis públicos da filosofia é esclarecer confusões comuns. Uma dessas confusões formula-se rapidamente na forma de uma contradição: ao mesmo tempo em que é comum considerar-se que “os valores são relativos” (às culturas, ou ao contexto histórico) é também comum defender a universalidade dos direitos humanos; mas se os direitos humanos são meramente relativos, não são universais e se não são universais, qualquer cultura, sociedade, comunidade ou pessoa nada está a fazer de errado se não aceitar os direitos humanos. Que é exatamente ao oposto do relativismo.
O relativismo cultural, em ética, distingue-se da mera diversidade cultural. A diversidade cultural é apenas a existência de diversas culturas, eventualmente com diferentes códigos de comportamento.
O relativismo cultural é uma tese ética: um tipo particular de relativismo moral. O relativismo moral é qualquer posição que defenda que as ações são corretas ou incorretas, e os estados de coisas são bons ou maus, relativos e não absolutamente.
Do ponto de vista do relativismo cultural não há diferença entre uma população considerar que certo comportamento é moral e esse comportamento serem realmente moral. Por exemplo, se numa cultura se considerar que é moral excluir as mulheres ou os negros da vida política, então é realmente