antropologia
Antropologia, resumo do texto Transição para a Humanidade de Clifford Geertz.
FRANCA
2013
TRANSIÇÃO PARA HUMANIDADE
No texto “A transição para humanidade” é abordado como tema a questão do parentesco do homem com os outros animais, sua natureza e principalmente, seu grau de proximidade; através do tema que a existência desses “homens macacos” implicam para a teoria do ponto critico; teoria essa que postula ser o desenvolvimento da capacidade de adquirir cultura um acontecimento súbito, um completo salto quantitativo na filogenia dos primatas.
O homem e sua ligação com os animais é constantemente discutido e estudado, pelo fato de sua natureza e principalmente, seu grau de proximidade. A compreensão entre a diferença do homem e os outros animais pelas Ciências Biológicas; pela Antropologia e pela Psicologia, é pelo parentesco entre os homens e os animais chamados inferiores; veem a evolução como um processo biológico mais ou menos ininterrupto, e só vê o homem como mais uma das muitas formas de vida. Mas o fato é que apenas o homem possuí inteligência, como também consciência, e possuí cultura.
Apresentando um esquema do aparecimento do homem, havia maior abismo aparente entre as capacidades mentais de fabricar ferramentas, símbolos, linguagem, essas capacidades que nenhum animal sequer aproxima-se de tais conquistas.
A conciliação entre os fatos não é de fácil compreensão visto pela antropologia, assim os antropólogos tem sido os que mais estudaram, tanto a evolução física do homem, bem como a sua cultura. Assim, vêem o homem como animal cultural a partir do seu próprio desenvolvimento biológico. O homem difere dos demais animais uma vez que