rochas
O QUE SÃO ROCHAS SEDIMENTARES?
Rochas sedimentares são o produto de uma cadeia de processos que ocorrem na superfície do planeta e se iniciam pelo intemperismo das rochas expostas à atmosfera.
São compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
COMO SÃO FORMADAS
As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois são as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:
Pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas;
Pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas;
Pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.
AGENTES DE INTEMPERISMO, EROSÃO, TRANSPORTE E DEPOSIÇÃO
Água: processos sedimentares fluviais (rios e lagos), costeiro e marinho (marinho raso e profundo);
Gelo: processos sedimentares glaciais causados por transporte de sedimento de geleiras;
Vento: processos sedimentares eólicos causados por transporte de sedimentos por vento em regiões continentais e marinhas costeiras;
Gravidade (água e vento): fluxos de massas rochosas.
Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenômenos de meteorização e erosão de rochas pré-existentes assim como de restos orgânicos. Assim são constituídos maioritariamente por areias, siltes e conchas de organismos. Estes primeiros, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente transportados pela erosão.
A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.
Com o continuar da sedimentação, os