antropologia
Da Natureza da Cultura ou da Natureza à Cultura
Natureza faz referência aos fenômenos naturais existentes, a tudo aquilo que não necessita da intervenção do homem para sua existência.
A maioria das coisas que há no universo e no mundo são frutos da natureza. Mas o homem, dotado de conhecimentos historicamente produzidos, foi capaz de se beneficiar dos recursos naturais transformando-os em instrumentos que facilitam a vida.
Toda produção do homem não foi apenas um acaso, houve um árduo processo de desenvolvimento, resultado de milhares de anos de conhecimentos, transmitidos de geração a geração, o que hoje chamamos de cultura.
1. Determinismo Biológico
Do ponto de vista natural, ou biológico, os seres humanos são iguais, mas o que diferencia cada um é a cultura, o meio social em que ele está inserido.
Dentro do ponto de vista biológico, também se considera o dimorfismo sexual, onde o comportamento não se resume ao fato de ser homem ou mulher, mas isto também é determinado pela cultura.
O indivíduo aprende desde a infância até a fase adulta um determinado tipo de comportamento, onde ele cresce se desenvolve e age da maneira como lhe foi ensinado. Laraia define esse processo como endoculturação.
2. Determinismo Geográfico
O determinismo Geográfico considera que as diferenças do ambiente físico determinam as diferenças culturais.
Através dos exemplos que Laraia nos fornece, percebe-se que existe uma limitação para dizer que as diferenças se condicionam apenas no tipo de ambiente físico, pois em diversas situações semelhantes não vemos os mesmos costumes entre sociedades distintas.
O homem se adapta a qualquer tipo de ambiente. Isso devido a sua capacidade intelectual, que também resulta da cultura.
Segundo Laraia “a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturasdiferentes usam lentes diversas e tem visões desencontradas das coisas”.
3. Antecedentes Histórico do Conceito Cultura
Edward Tylor foi o