Promef
O Programa de modernização e expansão de frota da transpetro ( Promef), integra o Programa de Aceleração do crescimento (Pac 2).Que tem por permissa a construção de navios no Brasil, com índice de nacionalização de 65% em uma primeira fase, e em uma segunda 70%, com a utilização de um estaleiros modernos , que se tornarão mundialmente competitivos após a curva de aprendizados.
Na primeira fase esta prevista a construção de 23 navios, sendo 10 suezmax, 5 aframax, 4 panamax e 4 navios de produtos . Na segunda fase , são 26 , sendo 7 aliviadores com posicionamento dinâmico, 8 navios de produtos, 8 gaseiros e 3 navios de transporte bunker.
O Promef mudou o cenário da indústria naval brasileira, que hoje oferece 54 mil empregos diretos.
Nos últimos anos, três estaleiros foram criados no pais devido as demandas do promef: O Estaleiro Atlântico Sul, no complexo industrial portuário de Suape e o estaleiro Vard Promar, ambos em Pernambuco, e o estaleiro Rio Tiete, no município de Araçatuba, interior de São Paulo.
Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo, segundo a Transpetro. O setor, que chegou a ter menos de 2 mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.
Navios a serem construídos.
Suezmax: navio petroleiro para transporte de óleo cru .A capacidade esta na faixa de 140 mil a 175 mil toneladas de porte bruto ( tpb).Essa embarcação atende as limitações do Canal de Suez, no Egito, largura de 48 metros e calado de 17 metros
Navio posicionamento dinamico ( DP):Navio aliviador que possui um grupo de propulsores gerenciados por sistemas computadorizados, que possibilitam manter a posição estacionaria em um determinado ponto próximo a FPSOs ( unidades