Antropologia
• Escola de Darwin: A idéia central da teoria de Darwin é que a evolução teria se dado por meio de uma “seleção natural”, seria o que podemos definir de luta pela sobrevivência, onde só os mais aptos resistem.
• Escola de Lamarck: Lamarck cria que o individuo mudava para poder se adaptar ao meio ambiente, o que ficou conhecido como a lei do uso e desuso, a criatura ao longo do tempo iria adquirir ou perder órgãos que seriam essenciais ou não para sua sobrevivência, acrescentando essa mutação seria hereditária, idéia essa que ficou conhecida também como lei da transmissão hereditária.
• Escola Néo - Darwinista ou escola Sintética Moderna: Elaborada inicialmente por Vries, envolvendo mais tarde vários pesquisadores, que tiveram como base a teoria de Darwin, porém questionavam a explicação das variações hereditárias, que até então não eram satisfatórias, inclusive o próprio Darwin não compreendia, fazendo com que fossem adicionadas as leis de Mendel.
DIFUSIONISMO
Em resposta ao evolucionismo, surge o a antropologia difusionista, pois rejeitava a teoria em questão ascendente cultural defendida pelos evolucionistas.
ESCOLA FRANCESA, FUNCIONALISTA
Para explicar aspectos da sociedade a Antropologia, abrange também o funcionalismo, que tem como foco analisar as funções das instituições e suas conseqüências para a sociedade. Acentuando que não se pode compreender determinada instituição social sem avaliar suas analogias com as outras instituições de uma mesma sociedade. Influenciada pelo pensamento antropológico, a escola sociológica francesa, com proeminência Durkheim fundamentava-se que, os comportamentos de cada indivíduo em particular, são influenciados pelos fatos sociais, o que independe da consciência de cada pessoa.
CULTURALISMO NORTE AMERICANO
Sabemos que sempre existirá uma diversidade cultural. É através dessa heterogeneidade que a sociedade se identifica e se abaliza de seus