Fisica
2º Período Engenharia de Agrimensura
Relatório
Pratica de Laboratório- Física II
Análise do Valor Teórico das Resultantes de Forças com o valor empírico Utilizando o Dinamômetro.
Belo Horizonte 2012
Faculdade de Engenharia de Minas Gerais
2º Período Engenharia de Agrimensura
Análise do Valor Teórico das Forças Resultantes com o valor empírico Utilizando o Dinamômetro.
Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Física I. Curso de engenharia de Agrimensura. Faculdade de Agrimensura de Minas Gerais.
Orientador: Prof.(a). Adriana
Co-Orientador: Prof. Paulo Henrique
Belo Horizonte 2012
Objetivo
Comparar o valor teórico das forças resultantes em Newton (N) para equilibrar um sistema de duas massas em um vetor e uma massa de peso diferente em outro vetor, separados por um ângulo de 90 e 120º. Para isso foi utilizado como dados práticos os valores extraídos no dinamômetro.
Metodologia
Para o presente trabalho utilizou os seguintes equipamentos: Três pesos de mesma massas, barbante, dinamômetro, calculadora Cássio fx 82 ms e o software Auto CAD 2007 e a técnica matemática de relações trigonométricas (seno cosseno.)
Utilizando o dinamômetro foi feito a medidas dos pesos 1 e 2, que representarão as forças: F1 e F2 para os ângulos de 90 e 120º , com o objetivo de equilibrar as forças Feq , extraindo os módulos de cada força. Em seguida a partir da lei dos co-senos foi feito o cálculo das forças resultantes Fres para a comparação com as medidas extraídas do dinamômetro. Foram utilizados os o ângulo os valores _ 90 e _ 120 e repetidos em todos os procedimentos aplicando na lei dos Cossenos, que estuda a Trigonometria da disciplina de Matemática e permite obter a fórmula: R2 = F1 2 + F2 2 + 2.F1.F2.coscalcular a resultante de duas forças quando é conhecido o módulo das duas forças e o ângulo entre elas. Alem disso, podem obter as relações para