Antropologia
Lewis H. Morgan
Um dos objetos centrais do estudo de Morgan será o parentesco. Ao analisar os índios iroqueses, por exemplo, o antropólogo percebeu que havia uma lógica que determinava as relações familiares.
Malinowiski
Malinowiski acompanhava de perto as atividade diárias dos povos aos quais visitava. Esse acompanhamento era desde as atividades mais triviais até as mais solenes. Ele aprendia a língua nativa e evitava intérpretes tendenciosos, absorvendo os valores e sentimentos do grupo e observando cuidadosamente o que as pessoas faziam e diziam. Assim iniciou o seu primeiro objeto de estudo antropológico em sociedades tribais.
Levi-Strauss
Levi-Strauss levou a diante o trabalho do Estruturalismo que é uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas das humanidades. Metodologicamente, analisa sistemas em grande escala examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas, que são inúmeros, variando das línguas humanas e das práticas culturais aos contos folclóricos e aos textos literários.
8) Em quantas áreas se divide a antropologia?
A Antropologia divide-se, principalmente, em duas áreas: A antropologia física e a antropologia cultural. Nestas esferas, campos de estudo diversos se tornaram independentes, sendo que a primeira é geralmente classificada como ciência natural e a segunda como ciência social.
9) Quais são as ciências auxiliares da Antropologia?
São cinco as ciências auxiliares do eixo de interjeição educacional desta pesquisa: 1) Antropologia Educacional; 2) Sociologia Educacional; 3) Antropologia Pedagógica; 4) Psicologia Social; 5) Tecnologia da Informação.
10) Explique o que é:
Etnologia
A Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e