ANTROPOLOGIA E SOCIEDADE
O objeto de estudos da Antropologia é a diversidade humana em todos os seus níveis, por isso esta ciência procura encontrar explicações científicas que permitam compreender as diversas sociedades, grupos sociais e o homem enquanto ser que vive em sociedade, coletivamente e não o ser isolado, procurando analisar o que existe de semelhante e de diferente entre os modos de vida dos diversos povos e grupos sociais.
A Antropologia reconhece que cada povo e cada grupo social têm um modo de vida específico e particular, e todas as diferenças devem ser respeitadas sendo que o estudo e compreensão destas diferenças e a atuação do profissional de Serviço Social é de fundamental importância, pois vem proporcionar uma análise das mudanças impostas pelas novas tendências da sociedade atual e seu rebatimento na prática do Serviço Social.
Este trabalho tem por objetivo promover estudo sobre a importância do saber Antropológico para o Serviço Social, dando ênfase aos conceitos de diversidade, etnocentrismo, alteridade e relativização.
2 DESENVOLVIMENTO
Diversidade são as diferenças étnicas, sociais, culturais, políticas e econômicas entre os povos e grupos sociais, sendo que o Brasil reúne uma grande diversidade em todos esses sentidos. Através da diversidade cultural, temos a oportunidade de conhecer o "outro” entendendo a sua cultura, conhecendo as diversas crenças e costumes observando e respeitando as diferenças de cada grupo social e os diferenciando devido à maneira de viver. Por outro lado a diversidade cultural estimula o preconceito, embora que cultura seja tudo aquilo que a compõe e o que é passado de geração em geração, alguns grupos sociais não aceitam a cultura do outro grupo, achando que somente a sua forma de vida seja a única certa. A diversidade cultural deve ser considerada como positiva, não devemos entendê-la como um problema, como motivo de desigualdades, mas como uma expressão da riqueza da espécie humana, na perspectiva