Antropologia das sociedades complexas
Capítulo 8
Antropologia das Sociedade Complexas
ÍNDICE
1.Cultura……………………………………………………………………………..2
2.Individualismo e Cultura…………………………………………………………..3
3.Antropologia VS Sociologia…………………………………….............................4 3.1- Mudança na Antropologia………………………..…………………….5 3.2-Influências………………………………………………………………..5
4. Ideologia e Sistemas de Representações………………...……….........................6
5.Individualismo……………………………………………………………………..7
6. A importância da Família…………………………………………………….......8
7. Meio metropolitano e subúrbios……………………………………….………...8
8.Bibliografia e Webgrafia……………………………………………………….…9
1. Cultura
A cultura é um conceito de várias acções, sendo a mais comum a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
2. Individualismo e Cultura
Esta obra foi escrita por Gilberto Velho nascido no Rio de Janeiro a 15 de Maio de 1945 e faleceu a 14 de abril de 2012. Foi um antropólogo brasileiro e é uma referência na aproximação das ciências sociais em Portugal e no Brasil.
Esta obra está dividida em 11 textos separados em 2 partes, sendo na primeira, focada a questão da construção da realidade e o problema da cultura e na segunda são vistas as noções de indivíduo, sociedade e cultura, com a preocupação sociológica de distinguir grupos sociais e vê-los actuando politicamente. Foi nos escolhido para analisar o capitulo VIII que tem como finalidade perceber as questões da teoria antropológica nas camadas médias urbanas no Brasil, analisando os segmentos metropolitanos e os segmentos da cidade interior.
3.Antropologia vs Sociologia Estes dois estudos sociais diferenciam-se ao longo do tempo em função de hábitos e tradições. A Sociologia é mais usualmente associada