Patologia - Adaptações celulares
Atrofia
1- O que é atrofia?
R: Redução do tamanho de um órgão ou tecido que resulta da diminuição do tamanho e do número de células (hipoplasia)
2- Causas fisiológicas e patológicas da atrofia
R: As causas fisiológicas da atrofia podem ser com relação a algumas estruturas embrionárias que sofrem atrofia fisiológica durante o desenvolvimento fetal, outra atrofia fisiológica é o útero após o parto. Já as causas patológicas pode ser a redução da carga de trabalho, perda da inervação, diminuição do suprimento sanguíneo, nutrição inadequada, perda da estimulação endócrina e pressão.
3- Mecanismos de atrofia
R: A atrofia resulta da diminuição da síntese e da degradação de proteínas nas células, essa degradação é feita através da via ubiquitina-proteassoma.
Hipertrofia
1- O que é hipertrofia?
R: É o aumento do tamanho das células que resulta no aumento do tamanho do órgão. Não possui novas células, apenas células maiores, devido a uma maior síntese de componentes estruturais.
2- Causas fisiológicas e patológicas para o surgimento da hipertrofia
R: Ocorre por aumento da demanda de trabalho ou por estimulação hormonal e fatores de crescimento. Fisiologicamente pode haver hipertrofia no aumento da demanda de trabalho, como nos exercícios físicos em academias por exemplo, onde a maior demanda de trabalho irá conferir um aumento das fibras do musculo esquelético, aumento então o seu tamanho, outro exemplo é a indução de hormônios para o crescimento do útero durante a gravidez, resultando principalmente de uma hipertrofia das fibras musculares. Patologicamente temos a hipertrofia cardíaca, onde também uma demanda maior irá conferir um aumento no tamanho da célula, aumentando sua força para bombeamento do sangue, normalmente resultante de hipertensão arterial e valvas deficientes, mas que posteriormente pode causar uma insuficiência.
3- Exigências para ocorrer a hipertrofia
R: Para ocorrer a hipertrofia há três condições