Antropologia visão social
Mecanismos de defesa do aparelho respiratório
Agnaldo J. Lopes1
Arnaldo J. Noronha2
Thiago T. Mafort3
1. Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.
2. Professor Auxiliar da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.
3. Residente de Pneumologia e Tisiologia da FCM/UERJ.
Resumo
Os mecanismos de defesa do aparelho respiratório envolvem uma série de fatores que atuam na remoção de partículas inaladas e micro-organismos. A barreira mecânica é o primeiro mecanismo de defesa e, junto com o sistema imunológico, atua com o objetivo de proteger os pulmões contra as infecções. Nesta revisão, são comentados os processos de defesa mecânicos responsáveis pela filtração e clearance das vias aéreas, bem como os mecanismos da imunidade inata e adquirida.
Palavras-chave: Infecções pulmonares; Pneumonia; Imunidade inata.
Abstract
Defense mechanisms of the respiratory system involves a number of factors involved in the removal of inhaled particles and microorganisms. The mechanical barrier is the first defense mechanism and, together with the immune system, acts in order to protect the lungs against infection. This review comments on the processes of defense responsible for mechanical filtration and airway clearance as well as the mechanisms of innate and acquired immunity.
Keywords: Pulmonary infections; Pneumonia; Innate immunity.
INTRODUÇÃO
Os pulmões são dotados de grande interface que interage com o meio externo e, por isso, estão sob constante agressão. Para se ter uma ideia do grau de exposição a agentes nocivos, basta supor a superfície alveolar sendo proporcional à área de uma quadra de tênis (70 a 80m2), o que, por um lado, facilita a difusão dos gases, porém, por outro, faz com que este órgão seja particularmente susceptível à infecção. Já o volume de ar respirado em 24 horas é próximo àquele que encheria uma piscina média (10 a 15m3), sendo que quantidade