Antropologia cristã
OBJETIVO DO CURSO DE ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Estudo da Pessoa, a partir de uma perspectiva humana, transcendente e cultural, destacando o conhecimento da Antropologia em sua identidade, em seu campo de ação e o seu impacto nos nossos dias, constituindo-se como uma das formas de interpretação do real. Analisa o sentido da vida, os valores e a ética, procurando compreender o fenômeno humano através dos aspectos antropológicos, filosóficos e teológicos, buscando responder os desafios de um mundo em constante transformação e considerando as mudanças proporcionadas pela globalização. Amplia sua visão institucional tornando possível identificar com clareza a identidade, missão, visão e objetivos aos quais o curso se propõe.
1. Conceito de antropologia
► A antropologia é o estudo do ser humano, de suas características específicas, das dimensões que o constituem e de suas manifestações e obras, como cultura, família, educação, religião e agrupamentos humanos. O termo “antropologia” provém da língua grega, (άνθρωπος) “anthropos” (= homem) e “logos” (= estudo, tratado), que significa estudo do homem, tratado do homem. Assim, em seu sentido original, a antropologia é a doutrina sobre o ser humano.
O termo surgiu com o filósofo grego Heródoto, no século V a.C. Por ser o primeiro, pelo que se sabe, a tratar sistematicamente do tema, Heródoto é considerado o pai da antropologia.
2. Diferentes tipos de antropologia
► A antropologia divide-se em:
1º) Antropologia física: é a ciência que estuda os aspectos biológicos do ser humano, a origem da espécie humana e sua evolução, as semelhanças e diferenças entre os povos, as raças e etnias, a formação e situações das populações humanas, o dinamismo vital comum aos seres humanos e os animais, os mecanismo vitais o organismo humano (processos de reprodução, de genética e de conservação), o corpo do homem e seu habitat (geografia, cultura, história).
2º) Antropologia cultural: é