Sociologia
O ser humano não é um ser isolado. Desenvolve relações sociais a fim de se estabelecer um vínculo com o seu próximo, e essas relações podem ser amistosas ou conflituosas e são determinadas pelo espaço e tempo em que se encontram inseridos.
Assim, as relações sociais são um conjunto de interações que permitem a construção de uma realidade social e dá lugar a uma vida coletiva. As relações socias pressupõe a existência de mais de uma pessoa e dentro das relações sociais existe a interação social que c como sendo o vínculo que se estabelece entre duas ou mais pessoas com a finalidade de se construir uma relação harmoniosa.
O individuo enquanto ser social insere-se numa determinada coletividade interagindo uns com os outros. Estas interações socias entre os seus semelhantes e o meio ambiente permitem a construção da realidade social em que cada indivíduo se insere dando lugar a uma vida coletiva que ajudará na formação o individuo no meio social.
As relações sociais no meio social e sua influência na formação do homem
Em Ciências Sociais, relação social refere-se ao relacionamento entre indivíduos ou no interior de um grupo social. As relações sociais formam a base da estrutura social. Nesse sentido, as relações sociais são o objeto básico da análise das Ciências Sociais. Investigações fundamentais sobre a natureza das relações sociais são encontradas nos trabalhos da sociologia clássica, tais como a teoria da ação social de Max Weber. Segundo Weber,
A relação social diz respeito à conduta de múltiplos agentes que se orientam reciprocamente em conformidade com um conteúdo específico do próprio sentido das suas ações. Na ação social. a conduta do agente está orientada significativamente pela conduta de outro ou outros, ao passo que na relação social a conduta de cada qual entre múltiplos agentes envolvidos (que tanto podem ser apenas dois e em presença direta quanto um grande número e sem contato direto entre si no momento da ação) orienta-se por um