antropologia juridica
ETNOGRAFIA
Trabalho Escolar da Disciplina Antropologia Jurídica, referente a avaliação do primeiro bimestre do segundo semestre de 2012.
Docente: Prof.ª Emília Juliana Ferreira
Discente: Manoella Nunes
Patrocínio – MG
2012
Etnografia
Local: Centro espírita ‘’SANTO AGOSTINHO’’
Endereço: Av. Lucas Borges, Bairro Fabrício. Uberaba, MG
No dia 14 de Abril de 2012, às 14h30min.
Logo quando chego à porta do centro espirita há uma entrada pela esquerda, onde na frente há uma sala na qual as terças feiras a noite tem sessões públicas de ‘’psicografia’’, onde o médium Celso Almeida transcreve mensagens de consolo e esperança de ‘’espíritos’’ para seus familiares e amigos.
Já ao lado dessa sala tem a sala de reuniões, convenções, palestras e etc. Logo na entrada há duas mesas, uma em cada lado da porta com folhetos de depoimentos, mensagens e psicografias, com também dois livros sobre cada uma delas, com canetas e lápis, onde nos livros, um de encarnados e outro de desencarnados, podemos escrever nomes de parentes, amigos, conhecidos e outros, afim de que rezem por eles e pela alma deles. Vários bancos, longos bancos de madeira, como os de igrejas estão logo a frente, com outras três grandes mesas apos eles, onde palestrantes ensinam sobre diversos assuntos e onde também reuniões são feitas.
Ao lado dessas grandes mesas há uma pequena sala, onde eu espero na fila com mais 5 pessoas para receber o ‘passe’, um tipo de purificação da alma. Em pouco tempo um senhor abre a porta e nos chama para entrarmos.
Assim que entro vejo que há 5 cadeiras, para os que vieram tomar o passe assim como eu se sentarem. Vejo também que atrás de cada uma dessas cadeiras há uma pessoa; um Médium Passista, a que vai aplicar o passe. Eu me sento e logo o senhor que nos