Antropologia & direito ( questões respondida por acadêmico)
É o estudo do homem, através do tempo e do espaço, antropologia estuda a diversidade cultural dos povos, como cultura, modos, hábitos, linguas, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros. Por esses meios que um povo constrói a sua identidade, que assim o mantém vivo a sua etnia, para o futuro conhecer.
2) Descreva o Histórico da Antropologia:
Teve sua origem na etnografia, e na etnologia, a antropologia é a ciência que tem por objetivo o estudo cultural e espiritual dos chamados povos naturais, e conhecimentos dos povos primatas, é um estudo comparativo de todos os povos.
Etnologia, com relação á etnografia, seria um primeiro passo em direção à síntese e a antropologia uma segunda e ultima etapa da síntese, por base as conclusões da etno- grafia e da etnologia. Mas o primeiro a contestar o evolucionismo, foi Franz Boas que trouxe o valor da cultura cotidiana não a oficial.
3) Descreva o conceito de Antropologia Jurídica:
A antropologia jurídica é o estudo do Direito, estudo de sociedades e seus pluralismos jurídicos, existem três tipos e antropologia jurídica:
- Antropologia Legal: O estudo da ordem social, das regras e das sanções em sociedades Simples, “o direito primitivo”, na terminologia antiga.
- Antropologia Jurídica: observação participante e comparação entre as modernas instituições do direito do Estado moderno. Ex.: Polícia, Judiciário, Prisões, juridicidade dos Movimentos Sociais, a Antropologia jurídica nos permite compreender melhor o sistema jurídico da nossa própria sociedade.
- Direito comparado: igualdades e diferenças entre instituições jurídicas modernas, ajudadas pelo entendimento multicultural de muitos tipos de sociedades primárias e modernas, estudo de comparação de diferentes sistemas jurídicos, simples e complexos.
4) Descreva o Direito das Sociedades sem e escrita:
Tendo em vista o Direito não oficial, faz-se definir a necessidade do pluralismo jurídico, ou seja; multiplicidade de