Antropologia da saúde
TEMA: O Feiticeiro e sua magia
Odontologia Fase I
1-Conforme os trabalho de Cannon a Magia é eficaz por quê?
Segundo Cannon a magia se torna eficaz pela crença nesta, ou seja, existe a crença no feiticeiro, onde este irá transmitir ao doente a crença da cura. Por este motivo a magia se torna eficaz através do ponto de vista do doente e da opinião coletiva.
Podemos citar o trecho em que Claude Lévi-Strauss mostra:
“Há uma crença no feiticeiro, na eficácia de suas técnicas, a crença do doente que ele cura ou da vítima que ele persegue no poder do próprio feiticeiro, a confiança e as exigências da opinião coletiva”.
2-O que levou os juízes a absolverem o rapaz acusado de feitiçaria nas investigações entre os índios Zuni?
A absolvição do rapaz entre os índios zuni, deve-se a astuta e perspicácia que este jovem teve em improvisar uma narrativa, descrevendo com muitos detalhes sua iniciação na feitiçaria. Porém,percebe-se que inicialmente esta tentativa do jovem de driblar os juízes não trouxe uma total certeza de sua história fazendo assim, que retornasse novamente ao tribunal,onde mais uma vez e com grande número de novos detalhes atingiu a perfeição em sua encenação sendo assim,absolvido pelos juízes.
Para concluir podemos citar um trecho que Claude Levi- Strauss nos apresenta:
“Graças a este jovem, a feitiçaria e as ideias a ela ligada, escapam do seu modo penoso de existência na consciência, como conjunto difuso de sentimentos e de representações mal formuladas, para se encarnar em ser de experiência.”
Como citado na resposta que segue acima, o jovem encarna um papel e acredita nesta, através da sua confiança em si mesmo consegue driblar á todos passando de culpado para colaborador de acusação.
3-Por que o autor dizia que Quesalid não se tornou um grande feiticeiro, por que curava seus doentes, mas que ele curava seus doentes por que tinha se tornado um grande feiticeiro?
Quesalid foi sim considerado um grande