Antropologia da religião
A Antropologia tem o Homem como principal objeto de estudo. A Administração quase sempre terá o homem como personagem central, em geral, a atuação do homem é preponderante para que as coisas aconteçam, seja administrando coisas ou pessoas, ou atuando como administrado.
Estudar o homem e seus comportamentos em sociedade faz com que seja possível estabelecer uma relativa previsibilidade necessária ao equilíbrio da vida em sociedade. Identificar as tendências de comportamento faz com que o homem torne-se diferente de um ser irracional, onde os instintos predominam sobre a razão.
Acredito que a Antropologia contribui de diversas formas para o desenvolvimento dos saberes da administração, todavia, a Antropologia Cultural ou Social sobressai, exatamente por estudar o comportamento do homem, dando enfoque àqueles padronizados e rotineiros. A necessidade de antever o futuro é inerente ao homem, prova cabal disso, é a constante necessidade que temos de fazer planos e planejamentos.
Que contribuições trouxe a Antropologia Evolucionista para a construção científica e compreensão do homem no mundo, mas ao mesmo tempo foi capaz de provocar muitos debates relacionados à religião. Como você percebe essas contribuições e que críticas podemos fazer ao evolucionismo? Busque aqui abordar algum dos autores apresentados em nosso texto para justificar seu pensamento).
A Antropologia Evolucionista corroborou para desmitificar o pensamento etnocentrista que por um longo período de tempo justificava as tentativas de dominação dos europeus (principalmente) sobre os demais povos, que eram considerados menos desenvolvidos de acordo com a ótica reducionista da época.
A introdução do método científico às pesquisas, como a observação e a comparação contextualizada, conforme Charles Darwin em sua obra célebre, A origens das