Antropologia da religião
Em aulas anteriores, você pôde estudar, por meio do diálogo entre alunos e o professor de Antropologia, o campo de trabalho dessa disciplina e suasimplicações para a compreensão de muitos aspectos de nossa vida social e cultural. Agora, você vai ver como a Antropologia, em seu campo de investigação, aplica-se ao estudo da religião. Você vaipoder verificar como alguns estudiosos trabalharam e trabalham com o campo das religiões.
Boa aula!
5.1 A Origem da Religião
Foi com Max Müller (1823-1900), filólogo alemão, que surgiu a primeirateoria sobre a origem da religião e seu papel na sociedade. Segundo ele, os deuses nada mais seriam que a personificação de grandes fenômenos da natureza.
Max Müller
Os pontos de partida da teoria deMüller são os seguintes:
* A religião deve originar-se de um conhecimento sensorial, isto é, deve ter origem em uma experiência concreta.
* Os seres humanos sempre tiveram certa intuição dodivino ou uma ideia do infinito.
A partir desses dois pressupostos, Müller chegou à conclusão de que a ideia de infinito, inerente ao ser humano, encontra sua explicação espontânea nos grandes fenômenos eobjetos da natureza, como a aurora, a noite, a floresta, o sol, o céu, o fogo etc. Isso ocorreria pela grandiosidade dos fenômenos da natureza, pela maravilha e surpresa que provocam nos sereshumanos de todos os tempos.
Contudo, é necessário fazer aqui uma distinção: os grandes fenômenos naturais não são considerados de imediato os deuses da religião. No início, os fenômenos da natureza eramapenas um símbolo da divindade, e só mais tarde, por causa da perda da consciência simbólica, que os grandes fenômenos foram identificados com as mesmas divindades.
Müller sugere uma espécie de ‘doençada linguagem’ pela qual se chegou do simbólico à personificação do objeto ou fenômeno natural, e os nomes dos fenômenos da natureza tornaram-se numens. Assim, para Müller, o único caminho...