antropologia da religiao
Existe o costume do individuo ser conhecido por seu parentesco, por exemplo você não é simplesmente a Maria, você é a maria mulher do Tiao, filha do Manoel da fazenda Esperança. As pessoas se conhecem.
O artesanato e a culinaria marcam a cultura nordestina. No Piaui é comum se comer carne de sol, capote( galinha d’angola), Maria Isabel(mistura de arroz com carne de sol em cubinhos e legumes ), cabeça de bode, sarapateu, rapadura com farinha, buriti, murici(o suco com farinha é muito apreciado),língua bovina, etc.
O povo nordestino tem no geral muito respeito pelos mais velhos, e isso é passado de geraçao em geraçao, é comum chamar aos mais velhos de senhor e pedir bençao a quem tem uma idade mais avançada.
Segundo Antônio em seu estado de origem há algumas expressões que para nós seriam engraçadas, tais como- “mer ermã” (minha irmã),”sai do solo animala que o salo ta quente” (sai do sol animal, que o saol esta quente, a mãe diz para o menino que esta brincando). Lá intui é entulho e o pão francês é pão massa grossa .
Resumindo, o povo nordestino, e segundo o entrevistado o povo piauense, é um povo alegre, que não tem medo de trabalhar, uqe gosta de forro e baião, que vai para o carnaval mas que não abandonou suas crenças religiosas. É um povo que ainda se reune na pracinha´que considera comadres e padrinhos como familiares, que ainda tem as “fofoqueiras” (normalmente mulheres), que ficam sentadas no batente da porta de casa observando a rua e