antraz
O que é o antraz?
O antraz é uma doença causada pelo bacilos Anthracis, nome original da bactéria formadora de esporos há muito tempo conhecida pelos médicos. Seu estudo, porém, está mais ligada a medicina veterinária, já que sua incidência é ligada a animais ruminantes herbívoros que pastam em áreas com solo contaminado. O homem pode adquirir a doença em sua forma natural através do contato com animais infectados ou suas carcaças.
Historiadores acreditam que uma das pragas que atingiram o Egito, descritas no Velho Testamento, seja o antraz. O nome da doença vem do grego, anthrax, que quer dizer carvão e faz referência à mancha negra formada na pele na versão cutânea da doença. O antraz é um problema endêmico em grandes regiões da Ásia, África e América Latina.
Como o antraz é transmitido?
A contaminação do homem pode acontecer por três formas: pela pele, principalmente através de ferimentos que entram em contato com objetos contaminados (forma cutânea); pela ingestão de alimentos contaminados (digestiva) ou inalação da bactéria (respiratória).
Quais os sintomas?
Antraz cutâneo: a doença começa com uma lesão preta na pele, uma espécie de furúnculo. Esta versão do antraz tem risco muito pequeno de levar à morte.
Antraz digestivo: causa diarreia, inflamações, perda de apetite, vômitos, febre e náusea. Também é pouco letal se tratado a tempo.
Antraz respiratório: é o que mais preocupa os médicos. Atinge pessoas que inalam a bactéria e, inicialmente, parece uma gripe comum, com mal-estar e febre. Pode evoluir para uma infecção respiratória aguda e dificilmente é reversível após atingir o estágio avançado.
Existe tratamento?
O tratamento pode ser feito a base de penicilina e de antibióticos que tenham o princípio ativo ciprofloxacina. O remédio é facilmente encontrado no mercado brasileiro e tem uma versão genérica à venda. Mesmo que o tratamento básico seja com antibióoticos, há um tipo de tratamento para cada