Antraz
O antraz é uma bactéria muito comum em regiões agrícolas, afetando os animais. A maneira mais comum de afetar o homem é quando ele é exposto a animais infectados. A contaminação ocorre através das vias aéreas, através da pele ou de forma gastrointestinal. Quando a bactéria entra no organismo pela pele, é somente em casos de feridas pelo corpo que entrem em contato com a bactéria, fazendo com que ela penetre e adentre o organismo. A forma gastrointestinal é através da ingestão de alimentos contaminados.
Sintomas
Os sintomas da doença Antraz costumam aparecer de um a seis dias a partir a contaminação. Normalmente, há um aparecimento dos sintomas, uma melhora deles e depois uma piora. Os sintomas irão variar de acordo com o modo em que a doença foi pega.
Após 24 horas ou 48 horas após o contágio, a infecção acaba produzindo um caroço que provoca uma coceira, tendo um aspecto parecido com uma picada de inseto. Raramente ocorre morte pelo contágio com a bactéria.
Na forma gastrointestinal, a doença se manifesta com uma inflamação aguda do trato intestinal. Isso causa sintomas como: náusea, perda de apetite, vômitos, febre seguida de dor abdominal, vômitos sanguinolentos, e diarréia severa.
Prevenção e Tratamento
Um modo de prevenção é evitar contato com animais que possam estar contaminados e evitar comer comidas mal cozidas. Outro modo de se prevenir é através da vacina, que tem cerca de 93% de eficácia contra a doença. Em caso de contaminação, o tratamento da doença se dá pela administração de antibióticos e em casos da doença não ser tratada o risco de morte é bem alto.