Antraz ou carbunculo
DESCRIÇÃO:
O Carbúnculo Hemático ou Anthrax, é uma zoonose, isto é, uma doença de animais. É uma enfermidade infecto-contagiosa, cosmopolita e altamente fatal que atinge mamíferos domésticos e selvagens, o homem, e em circunstâncias especiais, também as aves.
Toxiinfecção aguda que, em geral, acomete a pele sob as formas de lesão-bolhosa e pústula maligna, produzida pelo contato com animais (bovino, caprino, eqüino e outros) com a mesma doença.
As infecções de carbúnculo são raras, mas não excepcionais, em herbívoros domésticos ou selvagens como vacas, cabras, ovelhas, camelos e antílopes.
O carbúnculo está espalhado por todo o mundo. É mais comum em países em desenvolvimento ou em países sem uma política pública de saúde que ataque o problema, já que as vacinações são a regra nos países desenvolvidos.
A doença é mais comum em algumas regiões como a América Central, América do Sul, Sul e Leste da Europa, Ásia, África (presente na fauna selvagem), Caraíbas e Médio Oriente.
HISTÓRICO DA DOENÇA
O Carbúnculo Hemático ou Anthrax é uma doença infecciosa, conhecida desde a antiguidade. Foi uma das 7 pragas do Egito.
Foi a quinta praga do Egito no século XV A.C. como uma epidemia que se alastrava nas margens do rio Nilo atingindo cavalos, jumentos, camelos, bovinos e ovinos como cita a Bíblia Sagrada no Êxodo, capítulo 9, vers. 4 e 6.
Foi a primeira doença a ter demonstrada sua etiologia infecciosa conforme os postulados de Koch, que isolou o bacilo em 1876.
Em 1881, Pasteur usou uma cepa atenuada do B. anthracis para vacinar animais. Foi a primeira vacina desenvolvida em laboratório. Desde o início do século 20 que o B.anthracis passou a ser estudado como arma biológica, aproveitando a sua virulência e capacidade de formar esporos com grande resistência ao meio. Foi usada apenas uma vez como arma durante a II Guerra Mundial pelo exército japonês na ocupação da Manchúria.
AGENTE ETIOLÓGICO
O