Velha ordem mundial
GLOBALIZAÇÃO
ALUNO: LUIZ EDUARDO MACIEL PARREIRAS
NÚMERO: 15
TURMA: 3º 3
PROFESSOR: LUIZ
VELHA ORDEM MUNDIAL
ORDEM BIPOLAR:
No início do século, o mundo se encontrava multipolar, com o poder mundial dividido entre as várias potências europeias, principalmente. Essa rivalidade, evidenciada no Imperialismo na Ásia e na África, cumulou na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, mais tarde, na Segunda Guerra Mundial. Após 1945, porém, as potências europeias ficaram arrasadas pela guerra. Foi quando surgiram como potências mundiais os EUA e a União Soviética, que, em 1917, havia se tornado socialista através de uma revolução.
Como o 2° mundo era apenas disputado pelos blocos dominantes, como áreas de influência, o mundo se dividiu em 2 polos, e o poder, entre EUA e URSS.
GUERRA FRIA:
O Muro de Berlim foi o símbolo da Guerra Fria. Em 1945, a Alemanha foi dividida entre os países vencedores da Segunda Guerra Mundial, mas só foi efetivamente controlada pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Construído em 1961 para conter o fluxo de pessoas da parte capitalista para a parte socialista, o muro simbolizou o antagonismo entre as potências tanto em Berlim quanto no restante do mundo.
NOVA ORDEM MUNDIAL
A Nova Ordem Mundial (NOM) é uma teoria conspiratória, na qual um grupo poderoso e secreto está planejando dominar e escravizar o mundo através de um governo mundial único. A Nova Ordem Mundial seria um plano com o objetivo de derrubar governos de todo o mundo, bem como erradicar em todo o mundo todas as religiões e crenças, para unificar a humanidade sob uma “nova ordem”, que seria baseada em uma ideologia extremamente uniforme, uma moeda única e uma religião universal.
Nesta teoria, ocorrências significativas são ditas que são causadas por um grupo extremamente poderoso e secreto ou de vários grupos interligados. Acontecimentos históricos e atuais são