CARBÚNCULO HEMÁTICO (ANTRAZ)
CAMPUS BELO JARDIM
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
AMANDA PEREIRA LUCAS
CARBÚNCULO HEMÁTICO (ANTRAZ)
BELO JARDIM - PE
2014
Amanda Pereira Lucas
CARBÚNCULO HEMÁTICO (ANTRAZ)
Trabalho de pesquisa apresentado ao professor Carlos Geraldo Tenório, da disciplina de Zootecnia III ,do curso de Técnico em agropecuária .Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE – Campus Belo Jardim , em cumprimento ás exigências para conclusão da disciplina.
BELO JARDIM – PE 2014
CARBÚNCULO HEMÁTICO - Resumo – Doença contagiosa que afeta todos os médios e grandes animais , inclusive o homem , geralmente tem alta porcentagem de mortalidade , onde equídeos são menos susceptíveis que os ruminantes . É causada pelo Bacillus anthracis, que é encontrado principalmente onde já ocorreram focos da doença, devido a seus esporos , que permanecem ativos por longos períodos ( até anos ), oriundos de animais carbunculosos enterrados no local sem os devidos cuidados e trazidos à superfície pelas minhocas. Acomete tanto animais em regime de pasto, quanto aqueles em estábulos onde sua contaminação é feita pelo feno. Pode aparecer em qualquer lugar, mas, seu ambiente favorito é em lugares ricos em matéria orgânica em decomposição, terrenos pantanosos , onde os esporos permanecem vivos durantes anos, já os bacilos, são sensíveis ao calor e dissecação , Porém o responsável pela maioria das infecções é o esporo .
Nos eqüideos, essa doença no geral apresenta forma benigna, com os seguintes sintomas: cólicas fortes; edema do peito, pescoço e da região faringeana. Também podem ocorrer: depressão, febre alta, dispnéia, edemas subcultâneos no tórax e no pescoço, cólicas, faringite, hemorragia nasal e manqueira ( nome popular ). A morte, quando ocorre, as vezes é tão rápida que não se percebem os sintomas nos animais a campo. Nos casos mais graves da doença , a morte