Antraquinonas
1- Quais as características da estrutura química das antraquinonas são responsáveis pela atividade laxante?
R: Os que dão características laxativas nas antraquinonas são derivados hidro-antracênicos: O-glicosídeos de diantronas e antraquinonas, e também osa C-glicosídeos de antronas. As formas mais reduzidas são dez vezes mais ativas que as formas oxidadas.
2- Qual o princípio da reação de Bornträger?
R: O teste de Bornträger é freqüentemente usado para detecção de antraquinonas livres, onde a junção da reação com a quantidade de antraquinonas fará com que haja uma coloração rósea, vermelha ou violeta é desenvolvida em meio básico.
3- Qual o objetivo de proceder à hidrólise ácida antes da reação de Bornträger?
R: A hidrólise ácida é feita antes da Reação de Bornträger com o objetivo de transformar as antraquinonas livres em sais, assim elas tornam-se solúveis em água e a fase clorofórmica perde a sua coloração, já a fase aquosa onde esta contida a amônia adicionada, fica vermelha devido a formação do sal de amônio, essa técnica é utilizada para glicosídeos antraquinônicos e dímeros como o sene.
4-O que é possível detectar através da reação direta de Bornträger?
R: Através da reação de Bornträger é possível detectar antraquinonas livres através da cor obtida no tubo de ensaio, esse tipo de reação é utilizada para drogas vegetais que contém antraquinona como o sene (Cassia sena L., e Cassia angustifolia Vahl, Leguminosae), ruibarbo (Rheum palmatum L. e Rheum officinale Baill, Poligonaceae), cascara - sagrada ( Rhamnus purshiana DC., Rhamnaceae) e frangula ou Amieiro-negro (Rhamnus frangula L., Rhamnaceae)
5- Na técnica de microssublimação posso detectar glicosídeos de antraquinonas e agliconas livres presentes na droga vegetal? Explique
R: Na técnica de microssublimação o calor decompõe os glicosídeos mais facilmente hidrolisáveis e como consequência as agliconas dos glicosídeos antraquinônicos são liberadas e