Antraquinonas
A maior parte da exploração de florestas nativas na
Amazônia está sendo conduzida em bases insustentáveis, à medida que grandes áreas de floresta são desmatadas para outros usos da terra.
A teca (Tectona grandis L.f.), também conhecida por teak, é uma espécie arbórea da família Verbenaceae que apresenta alto valor comercial.
O principal produto desta espécie é a madeira, muito utilizada na carpintaria, na marcenaria, na produção de peças de usos nobres e de móveis finos e, especialmente, na indústria da construção naval, onde é praticamente insubstituível, pelo fato de resistir ao sol, ao calor, ao frio e à água de chuvas e do mar.
A combinação de beleza, resistência e durabilidade fizeram da madeira desta espécie uma das mais valiosas do mundo, superando outras madeiras nobres.
Estudos químicos anteriores de teca registraram a presença de uma substância pertencente à classe das antraquinonas, a tectoquinona, à qual são atribuídas propriedades antifúngicas, bactericidas e repelentes a ataques de alguns insetos, sendo por isso responsabilizada pela durabilidade da madeira quando exposta aos rigores do tempo.
Tendo o conhecimento de que a planta produz tectoquinona na idade adulta, este estudo fitoquímico foi realizado objetivando a caracterização da presença de tectoquinona em amostras de madeira de espécimes de teca, oriundas de plantios racionais de reflorestamento com idade de, aproximadamente, 10 anos.
A coleta do material botânico foi feita na área de reflorestamento de uma empresa, situada no município de Aurora do Pará, Belém - Pará.
O caule de um espécime de teca com 10 anos de idade foi seco em estufa de circulação de ar e moído em um moinho de facas obtendo-se 610 g de material seco e moído. A partir deste material foi preparado o extrato hexânico através de percolação por 48 horas, a temperatura ambiente.
O processo de extração foi repetido