Antonio Coderch
Arquiteto espanhol, José Antonio Coderch de Sentmenat nasceu em 1913, em Barcelona, sendo filho do então chefe do porto deBarcelona e de uma professora primária. Em 1932, entra para a Escola Superior de Arquitetura de Barcelona, para frequentar ocurso de Arquitetura, onde é aluno de Josep Maria Jujol i Gibert e de Antoni Gaudi i Cornet. Após o final dos seus estudos, em 1940,inicia a sua atividade na Direção-Geral de Arquitetura em Madrid, antes de, em 1942, se tornar arquiteto municipal em Sitges,Barcelona. São desta altura as suas primeiras obras particulares, na forma de casas unifamiliares, onde começa a demonstrar umaatitude crítica face aos pressupostos dogmáticos do Movimento Moderno.
De facto, Coderch pertence ao que se pode designar como uma segunda geração de modernistas, em que os ideais da "Carta deAtenas" (documento elaborado no quarto CIAM - Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, em 1933) não são assumidossegundo uma postura tão dogmática, focalizando-se agora na especificidade do indivíduo (por oposição à tendência uniformizadorado Homem, que tentava impor uma arquitetura internacional independente das circunstâncias locais).
Umas das suas obras mais representativas é a Casa Ugalde, de 1951, por propor uma primeira aproximação à arquiteturavernacular, que se manifesta na organicidade da planta e na espessura das suas paredes, numa clara negação do volume puro e daconstrução tipificada do Modernismo. Esta relação com a arquitetura popular não é contudo total, pois a distribuição e conceçãodas suas funções não corresponde ao modo de vida das populações rurais (por se considerar desligada das necessidades atuais),mas antes a um desenvolvimento espacial trazido do Moderno, sem ser tão específico ou opressivo. A relação com a arquiteturaespecífica do local é portanto, morfológica, num desejo de integração da casa no lugar.
Esta posição discreta, aliás uma das características da sua personalidade, é manifestada no decorrer