Antologia poetica
INTRODUÇÃO:
A poesia, sem dúvida, é a arte da palavra, é a fala da alma, do sentimento que sensibiliza qualquer ser humano.
T. S. Eliot já afirmava que “toda verdadeira poesia é uma visão de mundo”.
A poesia marca uma linha temporal e o pensamento da época em que foi escrita.
Assim sabemos através dos versos e estrofes o que se sentiu em certo momento num determinado espaço de tempo.
Como afirma Ricardo Reis “a poesia é uma música que se faz com idéias” e que traduzimos por palavras. Ajuda-nos a compreender as idéias, os pensamentos e os sentimentos das diferentes épocas em que foram produzidas.
Sabe-se que a produção poética registra uma experiência vivenciada pelo autor preservando a identidade de seu povo. É um instrumento de reflexão sobre a vida e sobre os acontecimentos.
Biografia de Castro Alves
Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Foi também o poeta do amor, sua poesia amorosa descreve a beleza e a sedução do corpo da mulher. É patrono da cadeira nº7 da Academia Brasileira de Letras.
Castro Alves (1847-1871) nasceu na fazenda Cabaceiras, antiga freguesia de Muritiba, perto da vila de Curralinho, hoje cidade Castro Alves, no Estado da Bahia, em 14 de março de 1847. Filho do médico Antônio José Alves, e também professor da Faculdade de Medicina de Salvador, e de Clélia Brasília da Silva Castro.
No ano de 1853, vai com sua família morar em Salvador. Estudou no colégio de Abílio César Borges, onde foi colega de Rui Barbosa, Demonstrou vocação apaixonada e precoce pela poesia. Em 1859 perde sua mãe. Em 24 de janeiro de 1862 seu pai casa com Maria Rosário Guimarães e nesse mesmo ano foi morar no Recife. A capital