Renascimento- Leonardo Da Vinci
O que foi:
Renascimento foi um movimento cultural ocorrido na Europa entre os anos de 1300 e 1650 (aproximadamente), onde seus promotores pregavam, e lutavam pela liberdade, aplacadas pelo absolutismo. Resgatou-se nessa época a cultura greco-romana e os ideais de humanismo. Primavam a valorização do homem e da natureza em contraposição ao divino e místico.
Apesar de todos os ramos da cultura terem se manifestado, os principais e mais marcantes foram no campo da literatura e pintura:
Contexto Histórico:
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.
Exemplo de artistas:
Michelangelo Buonarroti (1475-1564) - destacou-se em arquitetura, pintura e escultura. Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
- Leonardo da Vinci (1452-1519) - pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.
Leonardo Da Vinci:
Biografia
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois se mostrou um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o