Novo
CEAD - curso de Biologia (Campus REALENGO)
1º período - 2008.1
Biologia Geral – Professor: Diego da Silva
TRABALHO DE TUTORIA (A2)
1 – Poluição dos rios e mares
Conseqüências para a Biodiversidade
2 – Baía de Guanabara e Rio Tietê
Tipos de poluentes
Fontes poluidoras
Componentes:
Raquel Batalha de Oliveira – 2008030194 – Turma A
INTRODUÇÃO
Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.
Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Neste trabalho serão abordadas as principais causas e conseqüências da poluição das águas e as semelhanças e diferenças existentes entre a Baía de Guanabara e Rio Tietê.
O meio ambiente marinho é componente essencial do sistema que possibilita a existência da vida sobre a Terra, além de ser uma riqueza que oferece possibilidade para um desenvolvimento sustentável.
Mas apesar da imensidão, as águas marinhas existentes no globo vêm sofrendo muito com a poluição produzida pelo homem, que já atinge inclusive o Ártico e a Antártida, onde já se apresentam sinais de degradação. Devido ao grande volume de suas águas, os mares e oceanos há muito tempo vêm sendo usados como depósitos de detritos.
Cerca de 77% dos poluentes despejados vêm de fontes terrestres e tendem a se concentrar nas regiões costeiras, justamente o habitat marinho mais