Antipsicóticos
Centro de Ciências da Saúde
Curso de Farmácia
Físico-Química
Professor: Hermes Fernandes de Souza
Ciclo de Carnot
Aluno: Ítalo Fernando Dutra da Mota
Fortaleza
2011.2
Termodinâmica e a Revolução Industrial
A termodinâmica evolui a partir de necessidades postas pela indústria capitalista que necessitava do desenvolvimento desta ciência para seu completo estabelecimento. Nesta evolução, Sadi Carnot (1796- 1832), físico e engenheiro militar nascido na França, teria importância fundamental, conforme veremos a seguir.
Carnot utilizou como ponto de partida a busca pelo aumento da eficiência da máquina a vapor. O setor industrial dependia destas máquinas, pois seu aperfeiçoamento, com conseqüente aumento de eficiência, traria benefícios para a produção.
Carnot, que aceitava a teoria do calórico, fez uma analogia do que acontecia na máquina com uma queda d’ água: a água cai de uma altura maior para uma altura menor porque a água do alto possui maior energia, isto é, mais potência motriz. Da mesma forma, o calórico é transferido da fonte quente (que possui mais calórico) para a fonte fria (que possui menos calórico). Nesta transferência, a potência motriz do calórico é transformada em trabalho mecânico. Carnot observou que existia um equilíbrio entre o calórico cedido e recebido, o qual não era destruído e sim transportado do corpo quente para o corpo frio e demonstrou que é impossível acontecer essa transferência sem perdas.
Dizer que a transferência de calórico acontece com perdas significa que nem toda a potência motriz fornecida à máquina é usada para fazer o trabalho para qual ela foi projetada. Isso quer dizer que não existe máquina térmica cujo rendimento seja de 100%.
Querendo obter uma máquina mais eficiente, Carnot idealizou uma máquina térmica cujo rendimento seria o maior dentre todas. Essa máquina utilizaria não mais o vapor d’água, como a de Watt, e sim um outro gás.