ANTIPSICÓTICO TÍPICO
COLEGIADO DO CURSO DE PSICOLOGIA / CAMPUS JEQUIÉ/BA
ANTIPSICÓTICO TÍPICO
JEQUIÉ
2014
ANTIPSICÓTICO TÍPICO
Trabalho apresentado a disciplina de Psicofarmacologia, curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC unidade de Jequié/BA, ministrado pelo Prof. , para fins avaliativos.
JEQUIÉ
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_________________________________________ 04
QUESTÕES____________________________________________05
FOLHA DE RESPOSTAS_________________________________ 06 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________08
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo pesquisar e compreender os Antipsicóticos Típicos, enfatizando os principais efeitos colaterais dessa droga, as relações psicoterapêuticas destes medicamentos e indicações patológicas, bem como as indicações e contra indicações destes medicamentos.
Os antipsicóticos são caracterizados por sua ação psicotrópica, os efeitos são sedativos e psicomotores. Se constituí como os fármacos antes usados no tratamento sintomático das psicoses, principalmente a esquizofrenia, são utilizados também como anestésicos e em outros distúrbios psíquicos. O uso dos antipsicóticos é, hoje, conduta padrão na terapia de psicoses agudas. Entretanto, nem todos os casos são tratados pelo grupo de medicamentos em discussão. Muitas vezes, podem-se utilizar também antidepressivos. O uso prolongado, se possível em pequenas doses, pode prevenir novas psicoses agudas. Vale lembrar que os antipsicóticos não substituem a Psicoterapia ou, até mesmo, uma Socioterapia.
Os neurolépticos, uma sub-divisão dentro dos antipsicóticos, foram os primeiros remédios desenvolvidos para o tratamento de sintomas positivos da psicoses (alucinações e delírios), desta forma são também conhecidos como