Antipsicóticos
- Fármacos usados para tratar doenças psiquiátricas (psicoses / esquizofrenia e estados de agitação…); - Têm efeitos benéficos sobre o humor e o pensamento; - Podem produzir efeitos neurotóxicos que imitam doenças neurológicas.
-Psicose – inclui uma grande variedade de alterações mentais
-Esquizofrenia – tipo particular de psicose caracterizada por uma sensibilidade inalterada, mas uma acentuada alteração do pensamento.
-Existirá uma hiperatividade dopaminérgica no
SNC;
-Apresenta uma incidência familiar elevada;
-Alguns doentes apresentam atrofia de várias estruturas cerebrais (associada a sintomas negativos –embotamento das emoções, déficits cognitivo e fraca socialização – que respondem mal aos fármacos).
Antigamente, para tratar de doenças mentais era utilizado extratos de uma planta medicinal,pela população indu a
Rauwolfina serpentina.
O primeiro antipsicótico aplicado com sucesso surgiu na década de 50: CLORPROMAZINA o1951 - introduziram o ALCALÓIDE RESERPINA
(Rauwolfina serpentina)
Mas devido a seus efeitos colaterais, como: hipotensão arterial e depressão afetiva, ela deixou de ser utilizada como antipsicótico.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
DOS ANTIPSICOTICOS: oSão agentes
que
suprimem
movimentos
espontâneos e comportamentos complexos sem provocar perda da consciência, perda dos reflexos medulares e comportamento de esquiva.
Características: Os antipsicóticos geralmente são drogas lipossolúveis, tendo fácil acesso ao SNC e são metabolizados pelo fígado. o
Meia vida: os neurolépticos após uma única administração é longa, varia entre 20 e 40 horas
o
Efeitos: duram aproximadamente mais de 24h.
o
É por isso que essa droga é administrada uma vez ao dia.
o
Na esquizofrenia, os antipsicoticos atuam na eliminação de sintomas positivos, porém não afetavam os sintomas negativos.
Sintomas Positivos
Sintomas