Antiginastica
Um conceito que pode definir a antiginástica é “Variedade alternativa de ginástica que emprega movimentos suaves, propondo-se a conscientizar o ginasta sobre o funcionamento de seu corpo, de modo que relaxe sua musculatura superficial e profunda e corrija seus defeitos de postura.”
Portanto a antiginástica tem por objetivo levar as pessoas a “esquecer” qualquer tipo usual de conceito que geralmente é emitido sobre o próprio corpo, como por exemplo “gordo”,”magro”,”fraco” ou “forte”. A antiginástica considera que todos somos “belos e bem feitos”, é que as possíveis deformações ou desvios são provocados pelas tensões e dores da rotina do dia a dia, que devem ser trabalhadas para que o corpo recupere seu brilho.
Em toda aula de ginástica em seu inicio tivemos a oportunidade de executar a pratica da antiginástica, com sua pratica pude perceber algumas coisas, e receber alguns aprendizados principalmente sobre meu próprio corpo.
A principal coisa que pude perceber foi que a antiginastica necessita de concentração e relaxamento, pois os poucos momentos que consegui unir os dois, consegui entender com mais clareza o objetivo das “ordens” dadas pelo professor e daquela pratica.
Executando o que era pedido, pude compreender mais as limitações de meu corpo, e ate o motivo de algumas delas, sendo as vezes pela falta de trabalho do determinado local ou apenas pelo fato de o meu corpo por ser complexo e uma parte depender da outra me impõe esta limitação.
Como afirmei acima, compreendi também que o meu corpo é um “mecanismo” só, que está funcionando e ligado tudo juntamente, e não apenas a cabeça é a cabeça e a perna é a perna, mostrando que as vezes para conseguir um objetivo com minha perna, necessito começar pelo meu quadril ou ate por minha respiração.
Resumidamente com esta prática pude aprender que eu e apenas eu posso entender o meu corpo por completo e impor suas limitações, e foi isso que a pratica da antiginastica conseguiu me