anticoagulantes
Cirurgia Oral em Doentes Com Terapêutica Anticoagulante
Índice
Resumo
Pagina 3
Introdução
Pagina 3
Plaquetas e a Coagulação
Pagina 4
Tratamento Anticoagulante
Pagina 8
Terapêutica Anticoagulante Oral e Cirurgia Oral
Pagina 12
Conclusão
Pagina 14
Bibliografia
Pagina 15
Resumo
O conhecimento do Médico dentista deve ser multidisciplinar, uma vez que o número de pacientes sob tratamento anticoagulante é cada vez mais elevado. Nestes casos o risco de hemorragia grave pós-operatório é muito mais frequente e é necessário tomar várias precauções, começando desde logo por uma detalhada anamnese e conhecimento pormenorizado do plano terapêutico a que o paciente está submetido, bem como os seus valores de RNI.
O tratamento deste tipo de pacientes permanece controverso, uma vez que grande parte dos profissionais recomenda suspender ou diminuir a dosagem dos anticoagulantes, mas trabalhos recentes mostram que desta forma o risco para o paciente é maior.
Assim sendo, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre as condutas pré e pós-operatórias em pacientes que tomam anticoagulantes e que se submetem a cirurgias orais.
Introdução
Este trabalho incide na terapêutica anticoagulante e a sua relação com a Medicina Dentária.
Há uma grande controvérsia relativamente à suspensão ou não da terapêutica anticoagulante em pacientes que necessitam de tratamentos dentários devido aos problemas que poderão surgir, nomeadamente hemorragias graves.
Neste trabalho vão ser abordados os temas envolventes, tanto relativamente ao próprio processo da coagulação como as etapas desta via e também nos anticoagulantes.
As Plaquetas e a Coagulação
As plaquetas ou trombócitos são fragmentos de células de forma discóide compostos por uma pequena porção de citoplasma, rodeada por uma fina membrana plasmática.
Formam-se na medula