TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
UNIDADE CAMPO LIMPO
ADMINISTRAÇÃO- EAD
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Prof.ª Mônica Satolani
Tutor Presencial: Henrique Lachi
Renata da Conceição Cruz RA 6788355124
Lucimar Fonseca da silva RA 6751370552
Luciene Fonseca Gonçalves RA 6751370474
Vando Pereira dos Santos RA 6790431825
Rubens César Lemes Lucena RA 6814017420
São Paulo – 2013
INTRODUÇÃO
Teoria Geral da Administração, essa tarefa consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e níveis da organização a fim de alcançar os objetivos pretendidos.
É o processo de planejar, organizar, dirigir, e controlar que promove o bom uso dos recursos. Essa cadeia de entendimento se iniciou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da Administração Científica de Taylor, a seguir a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura, com a estrutura clássica de Fayol, e com a teoria da burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde com a teoria estruturalista.
A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria das relações humanas, mais tarde desenvolvida pela teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência, desenvolvendo esta, a ênfase na tecnologia, tomando por uma visão geral: tarefas; estrutura; pessoas; ambiente e tecnologia.
Etapa 1
Administração teve sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequências da revolução Industrial era necessária começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto