Anticoagulantes
Medicamentos antiplaquetas reduzem a chance de formação de coágulos de sangue, porque previnem certas células sanguíneas, as plaquetas, de se grudarem e de se acumularem. O coágulo sanguíneo que auxilia o corpo é aquele que se forma após um ferimento, ele então impede que o corpo perca mais sangue. Mas, às vezes, coágulos sanguíneos podem bloquear o fluxo de sangue e, desta forma, causar problemas sérios como: AVC, quando o fluxo de sangue para o cérebro é bloqueado;
Evite esportes e atividades que podem causar ferimentos. Se você cair ou se machucar, contate o seu médico imediatamente. Um machucado pode causar sérios sangramentos internos sem que se note-os.
Se forem necessários atendimentos de emergência, cirurgias, testes laboratoriais, tratamentos na cavidade oral, avise o seu médico ou dentista que faz uso destes medicamentos.
Para diminuir o risco de sangramento use uma escova de dentes macia, cuidado com o fio-dental e barbeie-se com um barbeador elétrico.
Antianginos
Os Antianginosos são os fármacos usados no tratamento da angina pectoris, uma afecção dolorosa do peito devido a isquémia cardiaca (cuja causa mais frequente é a aterosclerose).
A angina pectoris é tratada sintomáticamente. São administrados fármacos que ajustam as necessidades de oxigénio do miocárdio com as quantidades desse gás transportadas pela via sanguinea, pelas artérias coronárias. São usados assim dois tipos de fármaco, aqueles que aumentam o fluxo sanguineo ao coração e aqueles que diminuem o trabalho do coração e portanto as suas necessidades.
Diuréticos
Diuréticos são substâncias que aumentam a diurese (remoção de fluidos corporais através da urina). Comumente chamados de pílulas de água, os diuréticos estimulam os rins a liberar sódio, água e restos provenientes dos processos metabólicos do organismo.
Os diuréticos