Ansiedade em aula de música
A ansiedade em aula. A ansiedade é uma reacção natural do organismo, um instinto que o ser humano desenvolveu para sobreviver perante o perigo. Hoje em dia, a ansiedade é necessária para a sobrevivência social. Quando esta se torna desmedida pode envolver problemas patológicos desenvolvendo problemas e sofrimentos de ordem social. A ansiedade e o medo tem como origem as reacções de defesa dos animais em resposta aos perigos do meio em que vivem. Quando confrontados com uma ameaça ao seu bem-estar, integridade física ou sobrevivência, o organismo responde com a reacção de medo. No meio escolar estes transtornos tem afectado inúmeros indivíduos. Como consequência disso, o desempenho académico é baixo.
A alta ansiedade interfere negativamente na performance académica, como também nas aulas. É um problema com que nós professores nos deparamos todos os dias com os nossos alunos.
A ansiedade pode afetar tanto alunos com alto como com baixo desempenho. Alunos bem sucedidos podem tornar-se ansiosos por causa das expectativas não realistas dos pais, dos professores, dos colegas ou mesmo suas, de que devem ter um ótimo desempenho nas diversas disciplinas. No caso de alunos com baixo desempenho, se as situações de fracasso na escola se repetem, a ansiedade pode aumentar como consequência do desempenho pobre.
A ansiedade acaba por interferir na capacidade de recordar ou recuperar um conteúdo aprendido anteriormente, no momento de tensão. Assume-se que a aprendizagem ocorreu, mas o aluno não é capaz de demonstrar devido à ansiedade causada pela situação.
Pesquisas vêm a demonstrar que os alunos muito ansiosos possuem hábitos de estudo inadequados quando comparados com outros pouco ansiosos, bem como passam maior quantidade de tempo a estudar. De forma geral, alunos com alta ansiedade em aula possuem também um conhecimento deficiente sobre estratégias para a preparação para