Crenças do professor de ingles como lingua estrangeira na utilização da música como recurso didático.
O caminho do ouvido é o mais directo para o coração, e o mais fácil de percorrer.
Friedrich Schille
Ianne Cristine Souza Orona
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo geral investigar a crença dos professores de cursos de idiomas na utilização de canções como um recurso viável ou não em sala de aula. A primeira parte do trabalho trata da questão cognitiva do processo de aquisição de uma língua estrangeira (LE), no caso Língua Inglesa, e sua relação com a música. Posteriormente tratamos especificamente da música como recurso didático e os benefícios que ela trás para sala de aula por ser um meio de entretenimento. Como objetivo específico foi analisado, através de uma pesquisa qualitativa, o tipo de crenças do professor e se o mesmo realmente coloca em prática o que acredita ser certo, ou o que foi aprendido na graduação, ou ainda sua experiência de vida.
PALAVRAS-CHAVE: crenças; música; recurso didático; práticas.
ABSTRACT: This study aims to investigate the belief of the teachers from languages school in the usage of songs as a viable resource or not in the classroom. The first part of the work deals with the question of the cognitive process of acquiring a foreign language (LE), in this case the English language and its relationship with the music. Later we deal specifically with music as a teaching resource and the benefits it brings to the classroom to be a means of entertainment. As a specific objectives were analyzed through a qualitative research, the kind of teacher's beliefs and whether it really puts into practice what they believe is right or what was learned in grad school, or your life experience.
1. INTRODUÇÃO
O processo de aquisição de uma Língua Estrangeira (doravante LE) pode as vezes ser uma tarefa árdua tanto para quem ensina como para quem aprende. Dessa forma se faz necessária a