anorexia e bulimia
Curso de Psicologia
4º período – manhã
Teoria do Desenvolvimento do Adolescente
Taís Aguiar Machado Silva
ANOREXIA E BULIMIA:
Aspectos Psicológicos
Belo Horizonte
Agosto 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se dos transtornos alimentares, anorexia e bulimia nervosas, caracterizados por uma grave perturbação do comportamento alimentar. São quadros psiquiátricos que afetam principalmente em adolescentes do sexo feminino.
A anorexia nervosa pode ser definida como uma recusa sistemática em manter o peso no mínimo normal adequado à idade e altura. Caracterizada pelo medo intenso de ganhar peso ou engordar, mesmo quando abaixo do peso normal; emagrecimento é muito acentuado, dietas rígidas auto-impostas e exercícios excessivos em busca desenfreada da magreza, distorção da imagem corporal e amenorréia.
A bulimia nervosa, por sua vez, caracteriza-se por grande ingestão de alimentos de uma maneira muito rápida e com a sensação de perda de controle, os chamados episódios bulímicos. Estes são acompanhados de métodos compensatórios inadequados para o controle de peso, como vômitos auto-induzidos, uso de medicamentos (diuréticos, laxantes, inibidores de apetite), dietas e exercícios físicos. Não é a magreza que chama a atenção. Às vezes, são mulheres de corpo escultural que cuidam dele de maneira obsessiva. Russel considerou inicialmente que a bulimia seria uma seqüela, uma “estranha” variação da anorexia nervosa.
Ainda, o trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos psicológicos dessas doenças, que podem estar relacionados com a personalidade do sujeito, o indivíduo e sua família, bem como a cultura e a sociedade em que vive.
DESENVOLVIMENTO
A anorexia é frequentemente associada à bulimia, podendo ocorrer ao mesmo tempo em um indivíduo. Apenas diferenciam-se pelo fato da bulimia nervosa envolver grande variação de