Anorexia e Bulimia
Doença que atinge principalmente mulheres adolescentes e adultas jovens, a anorexia é um problema que possui riscos clínicos e que pode levar à morte por inanição, desequilíbrio dos componentes sanguíneos ou suicídio.
O medo de engordar leva a pessoa a buscar várias estratégias para perder peso, como o uso de laxantes e diuréticos, jejuns, dietas mirabolantes e exercícios físicos intensos.
A falta de nutrientes no organismo em virtude da falta da alimentação pode levar a várias complicações médicas, como:
→ Desnutrição;
→ Desidratação;
→ Hipotensão;
→ Anemia;
→ Redução de massa muscular;
→ Intolerância ao frio;
→ Osteoporose;
→ Em alguns casos, infertilidade.
Anorexia nervosa
A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes, sendo cerca de 90% do sexo feminino. sendo cerca de 40% dos casos entre adolescentes. Cerca de 1 em cada 300 habitantes de países desenvolvidos já foram diagnosticados com anorexia.[
Causas
No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem,dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, história de abuso sexual ou de bullying.
A importância da mídia para o desenvolvimento de desordens como anorexia e bulimia, por alegadamente promover ela uma identificação da beleza com padrões físicos de magreza acentuada.
Causas genéticas:
Estudos sobre desenvolvimento de transtornos alimentares envolvendo irmãs gêmeas têm sugerido um fundo genético para o desenvolvimento da anorexia.
Pais e mães de pacientes diagnosticadas com essa desordem possuem, relativamente a grupos de comparação da população não seleta, níveis mais elevados de perfeccionismo e