anorexia e bulimia
Anorexia
A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica ou anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa, afeta primariamente adolescentes do sexo feminino, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Os seguintes indicadores ou sintomas sugerem diagnóstico clínico de anorexia:
-Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
-Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
-Negação quando questionado sobre o transtorno.
-Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
-Outros sintomas e perigos incluem:
-Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer impotência e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
-Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante malformação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
-Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
-Depressão profunda.
-Tendências suicidas.
-Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
-Obstipação grave.
-Danos intestinais, quando o anoréxico faz uso excessivo de laxativos. Durante o dia e em torno dos olhos durante a noite.