anorexia e bulimia
COMPONENTES:
ANDERSON MELO
LEANDRO SANTIAGO
LUAN BISPO
LINDALTO MEIA
THIAGO ANDRADE
VITOR DA SILVA
ANOREXIA:
O QUE É ANOREXIA?
Também conhecida como anorexia nervosa essa Doença de fundo psicológico caracterizada por um transtorno alimentar. Entre os sintomas estão à magreza excessiva e a ausência da menstruação. Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como “gordo”, e pode acontecer tanto em homens quanto mulheres.
COMO ELA ACONTECE?
A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais seletiva, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Aparecem outras estratégias para perda de peso como, por exemplo: exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto.
A pessoa segue se sentindo gorda, apesar de estar extremamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relação à comida. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste irritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e não aceita ajuda de forma alguma. A família às vezes demora para perceber que algo está errado. Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem não receber tratamento médico, até que tenham se tornado perigosamente magras e desnutridas.
CURIOSIDADES SOBRE ANOREXIA:
A anorexia nervosa ocorre com muita freqüência no mundo todo, principalmente em jovens do sexo feminino, com idade entre 10 e 19 anos, na proporção de 10 a 20 mulheres para cada homem.
Outro comportamento bastante freqüente nos anoréxicos é o costume de esconder comidas pelos armários, embaixo da cama ou nos banheiros, para não haver dúvidas de que as consumiram.
A anorexia nervosa pode levar à morte, em conseqüência das alterações orgânicas e metabólicas secundárias