Etica
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO PARA VA1
PONTE MILLAU
MACEIÓ-AL
09 de Setembro de 2013
FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO PARA VA1
PONTE MILLAU
Trabalho elaborado para obtenção de nota parcial na disciplina Introdução a Engenharia do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Alagoas lecionada pelo professor Carlos Elymar.
MACEIÓ-AL
09 de Setembro de 2013
Dados do Aluno:
Ricardo de Oliveira Lima
Allan Delon Oliveira de Lima Leão
Turma: 1 B
Professor: Carlos Elymar
Introdução
A ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte agora atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota. Muitos turistas indo para o sul da França e/ou Espanha seguem esta rota por ser direta e sem pedágio, exceto o da própria ponte.
O grupo Eiffage opera um pedágio na ponte, para se ressarcir dos custos da construção, segundo contrato com o governo, que dá a companhia direitos de portagem por 75 anos.
A Ponte Millau
Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux. A ponte Millau é a mais alta ponte aberta ao trafego de veículos do mundo, medido 245 metros de altura e foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004.
A ponte em forma de curva para manter os motoristas atentos foi um dos problemas para os engenheiros, eles teriam que montar um esqueleto com mais de duas mil partes distintas, mais como cortar tanto aço