Anorexia Depressiva e Bulimia
Centro de Formação de Professores
Unidade Acadêmica de Enfermagem
Professor (a): Erlane Ferreira
Equipe: Alessa Meireles Período: 1° Fabrícia Oliveira Jeanny Albuquerque Jorgeanny Araújo Sabrina Soares
Anorexia Depressiva e Bulimia
A anorexia e a bulimia são os distúrbios alimentares mais comuns e são causados por vários fatores diferentes e, geralmente, são causados mais em mulheres.
A anorexia é uma doença que ocorre devido ao baixo número de alimentos ingeridos pelo corpo.
O desejo pela magreza e o perfeccionismo são um dos principais fatores que podem causar a doença.
A pessoa que sente a necessidade extrema de perder peso, inclusive também em fazer dietas ‘malucas’ pode vir a desenvolver a doença. Pessoas anoréxicas enxergam calorias em tudo e têm na cabeça que tudo vai engordar; a medida do tempo ela diminui a quantidade de comida e elimina outras, mesmo apreciando, com o objetivo de perder peso, de conseguir o ‘’corpo perfeito’’, essa restrição alimentar vai aumentando aos poucos a medida que a doença vai se desenvolvendo e, em alguns casos, algumas dessas pessoas chegam ao ponto de passar o dia inteiro sem comer nada.
Se a pessoas perder cerca de 15% do seu peso normal, já pode ser considerado um tipo de anorexia e se a doença não for descoberta e tratada, pode causar a morte devido a desnutrição.
Fatores como estresse, depressão, mudanças no aspecto familiar, o meio social em que a pessoa vive etc., podem desencadear não somente a anorexia, mas também a bulimia. Em geral, alguns sintomas podem ser notados antes que uma pessoa desenvolva a anorexia ou a bulimia em si. São exemplos: fazer dietas quando o peso está normal para a estatura, insatisfação quanto a alguma parte do corpo mesmo perdendo peso, e diminuição de atividades sociais. Os