Anorexia: de que modo o padrão de beleza imposto pela sociedade favorece o desenvolvimento de distúrbios alimentares em jovens?
Na atualidade a grande pressão dos padrões de beleza impostos pela indústria da moda e apoiados pela mídia, tornou a busca pelo corpo magro uma obsessão mundial. Essa busca exarcebada pela beleza imposta pela sociedade fez com que surgisse na contemporaneidade novas doenças, entre elas os distúrbios alimentares, como compulsão alimentar, anorexia e bulimia.
Essa valorização exagerada da estética fortaleceu a concepção de corpo-objeto. As pessoas passaram a enxergar o corpo como algo que se molda conforme os padrões estéticos estabelecidos. Essa 'coisificação' do corpo reduziu o próprio indivíduo a um objeto, que só possui valor se estiver dentro dos padrões preestabelecidos pela sociedade.
Vivemos hoje o século XXI, absorto em transformações inimagináveis para a população dos séculos antecedentes. Além das evoluções tecnológicas, das novas descobertas científicas, existe nas sociedades modernas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma preocupação maior com a estética e a imagem.
Entendemos como consumo cultural, a prática do culto ao corpo que se coloca hoje como preocupação da grande