Vivências em educação ambiental
1) A Barca
No início das atividades é interessante que os integrantes se apresentem e demonstrem as suas expectativas, as suas experiências e suas aprendizagens.
Desenvolvimento:
Construa um barquinho por meio de dobradura usando a folha de papel. Registre e documente as informações.
Defina algumas perguntas orientadoras ao grupo, associadas à analogia do processo com uma viagem.
Realizando:
Convide o grupo para sentar em círculo.
Apresente a atividade e faça um convite para que todos participem do processo, afinal “nessa barca cada um é um passageiro, tripulante que é conduzido, mas também conduz a barca. Cada um traz sua bagagem. Cada um quer chegar a algum lugar”.
Perguntas:
De onde eu venho? O que espero desta viagem (curso, projeto, oficina)? Como estou entrando nessa barca? Por que entrar nela? O que trago para esta viagem?
Passe o barquinho para uma pessoa da roda.
Quem tem a barca de papel em mãos tem a posse da palavra, passando pelas mãos de todos, para que possam falar sobre suas motivações, expectativas e intenções.
Dê um tempo de no máximo 3 min. para cada.
Público: Jovens e Adultos, no máximo 40 pessoas
Material: Folha de papel
2) Caixa de Presentes Serve para grupos que se encontrarão com frequência. Faça uma caixa de presentes de material reciclado, onde cada participante pode colocar um presente para o grupo, uma frase, uma poesia, um bolo, as que sirva para todo o grupo. Ajuda a socialização do grupo. Sempre observe e comente os presentes.
3) CAIXA DE CENÁRIOS
Objetivos:
Possibilitar a (re)criação de possíveis cenários da sustentabilidade ambiental.
Refletir sobre quais aspectos, valores,
Bibliografia
SUDAN et al. Da Pá Virada: Revirando o Tema Lixo. Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. São Paulo: Programa USP Recicla/Agência USP de Inovação. 2007. 245