PIM 3 Quase Concluido
A manutenção permanente do próprio corpo é uma excelente forma de ajudar a manter a auto-estima em alta por meio de técnicas simples como cuidar da estrutura visual do indivíduo.
Portanto é possível perceber que para trabalhar na auto-estima de um indivíduo, para melhorar sua percepção perante a sociedade e ao seu espelho são utilizadas técnicas indolores que devem e podem auxiliar diariamente na imagem pessoal.
O profissional Esteticista dispõe de inúmeras técnicas e recursos para melhoria da imagem pessoal do indivíduo, sem grandes alterações físicas do ser. Dessa forma, o conceito de auto-estima foge da informação de opinião e a visão alheia, e passa a ser criada a partir da imagem que cada ser humano tem de si.
O profissional é responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem estar físico, estético e mental das pessoas. Caracterizadas por lidar com mulheres ou homens. Para o tecnólogo estético é fácil compreender o porquê os seus pacientes se queixam tanto com relação a sua aparência, por se tratar de uma insatisfação pessoal, levando a procurar melhor aquilo que a incomoda.
Trata-se da imagem pessoal no qual o profissional trata e lapida sem mascarar a imagem com o qual o paciente realmente é e deseja mostrar.
A pressão externa, através da mídia e dos padrões de beleza, acaba mobilizando o indivíduo em sua percepção de si e, concomitantemente, na sua auto-estima. Atualmente, as relações entre as pessoas estão cada vez mais efêmeras, sendo a aparência, ou seja, a impressão física, um importante elemento de julgamento nas interações sociais. O comportamento se estrutura no que é considerado mais belo ou menos belo. Assim, a beleza passa a ser um valor social que pode garantir sucessos ou fracassos, tanto nas relações interpessoais quanto na vida profissional.
A auto-estima e os cuidados estéticos estão a cada dia, mais ligados, pois uma pele, cabelos e um corpo bonito são fatores que melhoram a auto-estima desta forma